É muito fácil confundir uma mosca com abelha, principalmente por que o objetivo desta mosca é este mesmo – parecer com a abelha e passar por uma abelha.
Normalmente, nas grandes cidades, quando a gente vê uma abelha, já está meio fugindo dela… e não vai parar para prestar atenção em detalhes minúsculos que diferenciam uma mosca que parece abelha de uma abelha de verdade.
A semelhança entre a mosca da foto acima e uma abelha é um caso de mimetismo, um processo onde uma espécie mimética apresenta características que a tornam semelhante uma espécie modelo.
No caso apresentado a mosca (espécie mimética) apresenta forma, tamanho, coloração que a torna semelhante a uma abelha (espécie modelo). Tal semelhança ajuda estas moscas a se protegerem de seus predadores naturais, sapos por exemplo evitam abelhas pelo medo de ser ferroado.
Apesar das semelhanças observáveis, um olhar mais criterioso mostra que a “abelha” da foto é na realidade uma mosca. Moscas são insetos da ordem Diptera, possuem duas asas desenvolvidas e duas atrofiadas (balancins), possuem olhos muito grandes e antenas muito curtas.
As abelhas são insetos da ordem Hymenoptera, possuem 4 asas desenvolvidas (as anteriores estão presas com ganchos as posteriores), possuem olhos menores do que das moscas e antenas mais longas.