A vida e a função do zangão na colmeia

Categories Abelhas

Os únicos machos de uma colmeia, os zangões são os responsáveis pela fecundação da abelha rainha durante o voo nupcial, que os atraem pelo seu feromônio sexual.

Diferente das abelhas operárias, os zangões são maiores e mais fortes, porém não possuem órgãos para trabalho e nem ferrão – ou seja, se um dia você for ferrado por uma abelha, certamente não terá sido por um zangão.

Suas asas são maiores e sua musculatura para voo é bem mais desenvolvida, além de olhos compostos e antenas com maior capacidade olfativa.
Tudo isso ajuda o zangão a ter maior orientação, percepção e rapidez para a localização de rainhas virgens.
Talvez agora você esteja se perguntando: mas como eles nascem?

O zangão nasce de ovos não fecundados, por um fenômeno natural conhecido como partenogênese (desenvolvimento de um ser vivo a partir de óvulo não fecundado), nascendo assim 24 dias após a postura do ovo e as larvas geradas a partir desse processo são criadas em alvéolos maiores que os alvéolos das larvas de operárias.

Este tipo de abelha atinge a maturidade sexual aos 12 dias de vida e vivem aproximadamente de 80 a 90 dias, dependendo única e exclusivamente das abelhas operárias para sobrevivência.

Os machos da colmeia morrem quando fazem a cópula com a rainha, ou quando são expulsos da colmeia devido à escassez de alimento.
Agora você conhece a única abelha responsável pela existência de outras abelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *