O desenvolvimento da cera

Categories O Mel

A cera é um produto produzido por glândulas especiais, formados no abdômen de uma abelha.

A cera de abelha é a substância que constitui a estrutura de um favo de mel. As abelhas convertem o néctar em cera, para assim elaborar os favos em que armazenam o mel. Quatro quilos e meio de mel produzem 400g de cera.
O cheiro da cera é semelhante ao do mel e ela pode ser destilada para resultar em uma fragrância.
A cera foi muito valorizada no passado, porém passou por um período de depreciação, sendo substituída por ceras sintéticas, que possuem um custo menor. A cera de abelha é considerada um subproduto apícola, não havendo estímulo para a sua produção, somente para a extração e comercialização.
Contudo, muitos apicultores, principalmente de regiões onde o período de produção é curto, necessitam incentivar a produção de cera antes do início da florada para que as abelhas possam puxar os quadros de cera alveolada, preparando os enxames para o período produtivo.
Desta forma o apicultor utiliza placas de cera e prepara as caixas, facilitando o trabalho das abelhas e aumentando a produção de mel, visto que como estudamos, elas ingerem 3 a 4 Kg de mel para produzir1/2 Kg de cera. Uma colmeia fabricada pelo ser humano deve seguir rigorosamente as mesmas medidas que as abelhas adotam para a construção de seus favos.

No estado natural a cera é de cor branca, porém com o tempo colora rapidamente por causa do mel, pólen e própolis que as abelhas acumulam nos favos.

A matéria prima da cera é o próprio mel que as abelhas transformam em gordura.
Sua coloração natural vai do branco ao marrom, dependendo das flores onde se alimentam as abelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *