A orientação das Abelhas

Categories Abelhas, O Mel

As abelhas são dotadas de processo de orientação excepcional, que é baseado, principalmente, tendo o sol como referência.
Para retomar a colmeia, por exemplo, as campeiras aprendem a situar sua habitação assim que fazem os primeiros voos de treinamento e reconhecimento.

Nestes primeiros voos, as campeiras aprendem a situar a disposição da colmeia em relação ao sol, registrando uma posição de que jamais se esquecem. Trata-se de uma espécie de “memória geográfica”.

É interessante saber que as abelhas possuem a rara propriedade de enxergar a luz do sol (que é seu referencial) mesmo nos dias nublados e encobertos, graças à sua sensibilidade à radiação ultravioleta emitida pelo sol.

As abelhas utilizam o mesmo sistema de orientação sempre tendo o sol como referência para guiar suas companheiras em relação ás fontes de alimentos recém-descobertas. Neste caso quando querem informar sobre a localização de fontes de alimentos, as abelhas campeiras transmitem a informação por meio de um sistema de dança: quando a fonte de alimento está situada a menos de cem metros da colmeia, a campeira executa uma dança em círculo, e, quando a fonte de alimento está localizada a mais de cem metros.

Nas duas situações, a campeira indica a direção da fonte de alimento pelo ângulo da dança, em relação a posição do sol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *