Características das abelhas

Categories Abelhas

As abelhas geralmente são fáceis de reconhecer. Elas diferem de grupos intimamente relacionados, como as vespas, por ter pelos ramificados ou em forma de pluma, pentes no antebraço para limpar suas antenas e pequenas diferenças anatômicas na estrutura dos membros.

Uma abelha tem um par de grandes olhos compostos que cobrem a maior parte da superfície da cabeça. Entre e acima destes estão três pequenos olhos simples que fornecem informações para a abelha sobre a intensidade da luz. As antenas geralmente têm treze segmentos nos machos e doze nas fêmeas.

Elas abrigam um grande número de órgãos sensoriais que podem detectar o toque, o cheiro e o gosto. Além disso, pequenos mecanorreceptores permitem que elas detectem também o movimento do ar para “ouvir” os sons. As partes bucais são adaptadas tanto para a mastigação quanto para a sucção.

O tórax das abelhas tem três segmentos, cada um com um par de pernas robustas e um par de asas membranosas nos dois segmentos traseiros.

As asas são sincronizadas em voo, sendo as traseiras um pouco menores e conectadas às pernas dianteiras por uma fileira de ganchos. O abdômen tem nove segmentos, sendo os três maiores sendo modificados na picada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *